Qualidades do Mindfulness

Não julgar: Testemunhar de forma imparcial, observar o presente, momento a momento, sem avaliação e categorização. Não lutar: Não estar voltado […]

Enfrentamento proativo

A psicologia positiva se tornará a principal corrente da psicologia. Os profissionais e os acadêmicos pensarão com mais frequência em termos de constructos positivos do que negativos. O foco na saúde substituirá o foco na doença. O estudo da boa forma mental e física, do bem-estar e da saúde exigirá melhor definição e melhor medida dos constructos da psicologia positiva, como a esperança, o otimismo, a autoeficácia, o engajamento e a orientação para objetivos.

Em busca das melhores experiências

Perder a concentração, experimentar apatia ou tédio e nos sentir como se faltas­se direção em nossa vida são sinais de que não estamos nos envolvendo ativamente em nossas experiências cotidianas. E se usássemos esses sinais de falta de envolvi­mento como estímulos para dar início a buscas pela novidade, absorção e o sagra­do? Por exemplo, na próxima vez que você estiver dirigindo e perder a noção do cami­nho, tome isso como uma oportunidade de buscar a novidade nos próximos quilôme­tros de estrada.

O que é a Psicologia Positiva?

A Psicologia positiva é uma das mais novas e avançadas abordagens da Psicologia. Desenvolveu-se a partir de preceitos humanistas e cognitivistas, ganhando um campo próprio de atuação recentemente em 2000 com a publicação da edição “Special Issue on Happiness, Excellence, and Optimal Human Functioning – da American Psychologist”, revista da American Psy­chology Association – APA, tendo como editores convidados o psicólogo e então presidente da APA Martin E. P. Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi tendo como tema a Psicologia Positiva.

Como funciona a psicoterapia positiva?

A psicoterapia positiva não se resume a tratar um problema. Ela vai além, potencializando aquilo que a pessoa tem de melhor. Auxilia na satisfação com a vida e tem como foco, o objetivo de uma melhor qualidade de vida possível para o cliente, não importando seu histórico de vida.

Reconhecendo o que é bom no que é ruim

O apelo da psicologia positiva reside em seu otimismo em relação à condição humana. Como reação contra a psicologia tradicional, grande parte da psicologia positiva parece rejeitar as realidades de sofrímento, trauma, medo e outros estados que muitas vezes nos definem. As pessoas fazem filas para ver filmes tristes e vão a parques de diversão com atrações aterrorizantes.